Por Anna Carolinny de Oliveira
Na última quarta-feira (14 de novembro) ocorreu a 1ª edição do CineClub, iniciativa da Agência Experimental de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará. O filme exibido foi “Histórias Cruzadas”, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
O CineClub reuniu em torno de 30 pessoas, entre alunos e professores. Contou também com debate aberto após a exibição do filme com Lívia Barroso, historiadora, jornalista e professora do curso de Jornalismo do ICSA, e Ricardo Tavares D’Almeida, documentarista.
“Achei a iniciativa da criação do projeto CineClub muito positiva e relevante. Projetos como este são de fundamental importância para fomentar a atividade cultural dentro da universidade, e também para abrir as portas da instituição para a sociedade”, disse Lívia Barroso. Comentou ainda sobre a escolha do filme para o mês de novembro, “A importância da exibição de filmes como Histórias Cruzadas no mês da Consciência Negra está na possibilidade de debater temáticas sociais que muitas vezes são normalizadas em nossa sociedade, e que carece de um pensamento crítico acerca destas, tais como, o racismo, a segregação social contra negros, a exploração da mão de obra negra, entre outros”.
A estudante Danily Oliveira foi uma das alunas do ICSA que prestigiou a estreia do CineClub. Afirmou gostar da escolha do filme e completou: “Na verdade, amo o filme que escolheram. Já o assisti mais de duas vezes. Inclusive, ‘12 Anos de Escravidão’ é outro filme maravilhoso a ser exibido”, recomendou.