Por Jussara Alves
Cerca de 100 calouros dos cursos de Jornalismo, Administração e Contabilidade, foram recebidos esta semana no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará.
Nos dias 11 e 12 os novos estudantes foram recepcionados pela equipe técnica, alunos veteranos e corpo docente do Instituto que juntos desenvolveram a programação para acolhimento. Rodas de conversa, conferência, palestras e brincadeiras contemplaram a programação. De acordo com o coordenador de Assuntos Acadêmicos, Tiago de Souza Araújo, a universidade tem trabalhado muito para ofertar um ensino de qualidade aos discentes. “Mesmo sendo uma universidade nova, de cinco anos, é possível observar a qualidade dos docentes. Aqui no campus de Rondon temos docentes de relevante qualidade na formação, em nível de doutorado e pós-doutorado. Apresentamos um quadro de cerca dez professores por curso. Isso é resultado do investimento na infraestrutura dos campi fora de sede, ou seja, fora de Marabá”, comenta Araújo.
A entrada de estudantes provenientes de diferentes culturas é uma das características da Unifesspa. Vindo da Ilha do Marajó para cursar Jornalismo, Maria Clara Maia, de 18 anos, comenta que a realidade é bem diferente do seu município de origem, mas está disposta a ingressar na nova experiência da vida universitária. “Sempre tive o auxílio dos meus pais, estar distantes deles tem causado um grande impacto pois são pessoas diferentes, costumes diferentes. Estou totalmente aberta para aprender coisas novas e conhecer melhor o curso e tudo venha acrescentar na minha vida”, observa a caloura.
Com planos para o futuro, a caloura de Administração, Kassia Beatriz Lima, relata que sonhava em ser aprovada na federal e agora está dando esse orgulho aos seus familiares. “Administração não era minha primeira opção. Entretanto minha mãe começou a montar a empresa dela e, visando ajudá-la no futuro, resolvi entrar no curso”, relata a aluna. Durante a programação, duas palestras foram proferidas. A primeira, “Fake news e o contexto sociopolítico do Brasil atual”, proferida pelo professor da Universidade Federal do Maranhão, Lucas Reino, mostrou como as notícias falsas podem influenciar a sociedade. Já a palestra “Desafios da vida acadêmica na perspectiva da estabilidade emocional”, com a psicóloga Luana Cabette, expôs dicas que contribuem com o bem estar dos alunos ao longo do semestre.