Por Jussara Alves
Em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, que os discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Icsa, realizarão nos dias 16 e 17 a Semana da Valorização dos Povos Indígenas, no auditório externo do Icsa. Visando uma interação da comunidade acadêmica com as culturas indígenas e quilombolas.
A Semana da Valorização dos Povos Indígenas da Unifesspa é uma iniciativa do Movimento Quilombola e Indígena do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas-Icsa, com apoio dos monitores Yuri Favacho do Paind (Programa de Apoio ao Indígena) e Kelly Martins do PAEQUI (Programa de Apoio ao Estudante Quilombola), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (Dproj).
Segundo Yuri Favacho, representante do Paind, a programação visa o envolvimento dos discentes. “Proporcionar um momento de estudo, discursão, interação e conhecimento indígena, junto com a comunidade acadêmica do Icsa é o nosso objetivo e assim promover o debate da participação cidadã e democrática desses indivíduos em nosso pais, tendo pressuposto o Dia do Índio”.
Durante os dois dias de programação serão expostas aos participantes produções culturais, além de palestras e exibição de documentários com diversos temas. De acordo com os organizadores a demarcação de terras e a inclusão de indignas nas universidades serão abordados e debatidos entre o público.
As inscrições estão sendo realizadas pelo Sigeventos (https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/home.xhtml) e as vagas são limitas.
Confira a programação da Semana da Valorização dos Povos Indígenas
Dia 16/04 (TERÇA-FEIRA)
19h – Mesa de Abertura
20h – Mesa de Debate
Dia 17/04 (Quarta-feira)
19h – Exibição de documentário
19h30min – Debate sobre os documentários
20h – Pintura Indígena
21h – Coffee break