Por Jussara Alves
Os alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúciolo Oliveira Rabelo, no bairro Jardelândia, foram escolhidos para receber o projeto “5s na Escola”, desenvolvido e aplicado por docentes e discentes do Instituto de Ciências Sociais (ICSA) da Unifesspa. O projeto tem como objetivo compartilhar com os alunos os cinco sensos da gestão empresarial que são: senso de utilização, de organização, de limpeza, de padronização e de disciplina.
O 5s foi desenvolvido no Japão e trabalhado nas empresas daquele país como uma estratégia empresarial que busca qualidade da gestão.
Para o coordenador do projeto, professor Ciro Campão, a ideia dos 5s pode ser adaptada para o ambiente escolar. “O objetivo desse projeto é proporcionar que os alunos do ensino fundamental, possam aplicar uma ferramenta tão importante desenvolvida no Japão, no ambiente escolar. A ideia é que eles possam disseminar esses cinco sensos não só aqui na escola, mas levar também para a comunidade em que estão inseridos. Isso tende a contribuir com a sociedade, para que sejam pessoas melhores, cidadãos que contribuam com o dia a dia da comunidade”. O coordenador enfatizou, ainda, que a ideia deve ser futuramente expandida para outras escolas, e os alunos que estão recebendo a aplicação neste primeiro momento, irão repassar para as demais turmas.
Durante a aplicação, que ocorreu na manhã de quarta-feira (29), a turma interagiu com as explicações, perguntas e dinâmicas. O aluno Erlon José de 13 anos, afirma que já começou a praticar os 5s em sua casa. “É um projeto muito interessante que nos ajuda a ter mais conhecimento e praticar coisas que antes não tínhamos o hábito. Com os primeiros que já foram passados, já estava aplicando no meu dia a dia e com aplicação dos demais tende a contribuir no dia a dia”, comenta o estudante.
Também aluno da mesma escola, Raviky Araújo, 13, disse estar agradecido pela implantação do projeto e que as ações visam colaborar com o desenvolvimento social e dinâmico no âmbito escolar.
Segundo a responsável pela escola municipal, Jane Cleia Vieira o envolvimento do ensino superior com o fundamental desperta maior interesse nos alunos do ensino básico pelo ingresso em uma universidade. “Essa vinda das universitárias juntamente com o professor é um incentivo maior, em saber que tem uma universidade federal na cidade e que tem a possibilidade deles fazerem parte”, enfatiza a educadora.
Com contato direto com os estudantes da escola a discente do curso de administração 2017 e bolsista do projeto, Luana Almeida, tem acompanhado o engajamento de cada aluno. “Eles demonstram ter interesse pelo assunto, alguns não participam na hora da aula, porém eles interagem nas atividades, nos questionamentos e na dinâmica. Eles têm uma facilidade de compreender o assunto”.
O projeto teve início no mês de março e segue até novembro deste ano, quando os alunos farão uma avaliação sobre os assuntos e colocarão em prática o que aprenderam.