Por Jussara Alves
A secretaria de Agricultura de Rondon do Pará, há dois meses realiza o projeto da Feira Itinerante, que se efetiva todas as quartas-feiras em bairros diferentes da cidade. A proposta foi formulada pelo Sebrae desde 2012.
De acordo com a agricultora, Maria Vieira, de 54 anos, as vendas melhoraram após a iniciativa da Feira Itinerante. “Essa iniciativa tem ajudado, melhorando em 100% às vendas e a comunidade tem interagido com a feira. É melhor para os vendedores e para os consumidores, pois fica mais fácil para comprar as verduras”.
A consumidora Zenir da Silva ressalta que foi uma oportunidade para melhorar as vendas dos agricultores. “Eu sou filha de agricultor e tenho observado que meu pai tem conseguindo vender bem seus produtos depois desta iniciativa, pois antes os produtos estragavam e não eram todos vendidos. A proposta tem facilitado muito a vida da dona de casa, que agora não precisa ir até o centro comprar os produtos necessários. A feira está cada vez mais próxima das casas dos consumidores”.
Considerando o sucesso e a aceitação da comunidade e da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, juntamente com os agricultores trabalham para aumentar a produção e expandir a feira para outros pontos da cidade. “Começamos com apenas 20 agricultores que gostaram da ideia e a partir disso começamos a trabalhar mais no aumento da produção para atender a demanda da semana. Já estamos com aproximadamente 50 agricultores, mas nossa expectativa é chegar até o final do ano com 70 agricultores participando da Feira Itinerante”, comentou o Secretário de Agricultura, Jacir Almeida.
Os trabalhos idealizados para manter a estrutura do local são produzidos dentro do município, com intuito de reduzir os custos e movimentar a economia dentro da própria cidade.