Na sessão ordinária da última segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores, o vereador Erasmo Carias (MDB) falou sobre a cobrança indevida na transferência de documentos dos lotes a moradores do bairro Nova Rondon. Segundo ele, a cobrança é feita pelo presidente da Associação de Moradores, Romildo Jesus. “Esse rapaz, não vou nem citar o nome dele, tem que explicar porque está cobrando dinheiro ilícito daquele povo sofrido”. O parlamentar orientou as pessoas que se sentirem lesadas a procurar por ele para juntos encaminharem a denúncia ao Ministério Público. De acordo com vereador, o presidente está cobrando cerca de R$ 300,00 a R$ 400,00 para transferir o documento do terreno para os moradores que, segundo ele, não existe. “O senhor Romildo terá que prestar conta do dinheiro da associação”, frisou Carias.
Carlos Lino Vidal (PP) acrescentou que a associação só pode existir com a criação formal do bairro, o que precisa passar por votação na plenária da Câmara. Já Marcus Sanches (PSDB) disse que para formalizar a criação do bairro é preciso planejamento. “Tem que deixar espaço para instalação de escola, posto de saúde, praças e etc”.
Vidal disse que semana passada esteve em Belém na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP) e afirmou que a segunda parcela da construção do Complexo Esportivo do bairro Miranda foi liberada. Já o recurso da ciclovia ainda não foi liberado porque eles estão analisando a prestação de contas enviada pela prefeitura.
Também tramitou na sessão a leitura do Projeto Legislativo e foram aprovadas as seguintes moções;
– Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Dahú Carlos Burani Machado e outros, que concede o Título Honorifico de Cidadão Rondonense a Marcelo do Espírito Santo Ferreira.
– Moção nº 047/2019 – De autoria do Vereador Marcus Cabette Sanches, solicita ao executivo soluções para recuperação de um trecho da rua Raul Costa e Silva, próximo ao mercado do Danilo.
– Moção nº 048/2019 – De autoria do Vereador Edmilson de Sousa Viana, solicita ao executivo, em especial à Secretaria Municipal de Saúde, para que disponibilize em caráter emergencial um Agente Comunitário de Saúde e um Agente de Endemias para atuar na área das ruas Victor Batista, Cloves de Souza, rua Bahia e rua dos Pioneiros .