Por Jussara Alves
Entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unifesspa) foi representado no XIII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os professores, Lívia Barroso e Diego Marques, ministraram minicursos, apresentaram e avaliaram trabalhos.
O XIII Simcom teve como tema “Gênero, raça e classes: caminhos para pensar a Comunicação”. Durante a programação dezenas de trabalhos foram expostos em que abordaram temáticas variadas dentro do campo da Comunicação.
Membro da organização e estudante do sexto período de jornalismo, Marcelo Nunes, comenta que o Simcom é um dos eventos mais esperados pelos discentes de Jornalismo da UFMA. “É um momento de incentivo à pesquisa, todos os estudantes do curso se mobilizam para que o evento ocorra, é muito gratificante ver isso, todos os grupos de pesquisas trabalham suas pesquisas em prol do tema do evento”. Marcelo falou também sobre a participação dos alunos de outras regiões que veem para compartilhar conhecimento e experiências. “Temos muitos participantes que vêm de outras regiões, como norte, sul e sudeste, então, toda essa troca é muito rica, é uma energia incrível, eu como pesquisador e organizador fico muito feliz em ver todos interagindo e trocando conhecimentos”.
A professora do curso de Jornalismo da Unifesspa, Lívia Barroso, ministrou o mini-curso “O podcast e a produção de conteúdos radiofônicos para a internet”, ressalta que foi uma experiência gratificante e que novos laços de trabalho foram criados. “Poder estar com colegas professores/as de outra instituição trocando conhecimento e estreitando os laços acadêmicos, entre a Unifesspa e a UFMA, é algo essencial para o desenvolvimento de um diálogo e a oportunidade de projetar parcerias futuras. Além disso, pude ministrar um minicurso, que foi muito bem recebido pelos participantes, e também apresentar um trabalho em conjunto com a aluna Jussara Alves, levando assim, um pouco do que vem sendo desenvolvido dentro do nosso curso de Jornalismo da Unifesspa”.