O projeto que cria o Memorial da Agricultura Familiar, proposto pela professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Elaine Javorski em parceria com o fotógrafo Ricardo D’Almeida Tavares, foi aprovado pela Lei Aldir Blanc. O objetivo é transformar o Mercado Municipal Eduardo Ribeiro de Aquino, hoje local da feira realizada semanalmente às sextas-feiras e sábados, em um espaço de convivência, de reconhecimento da identidade campesina e de produção cultural.
Além de tornar o espaço mais agradável para a convivência e intercâmbio cultural entre moradores da cidade e agricultores, o projeto ambiciona a utilização do local para exposições de artistas, cursos e debates, atuando também como um espaço gastronômico e de artesanato.
Está sendo realizado um levantamento biográfico dos agricultores familiares e a construção do perfil histórico da agricultura familiar na cidade, com ênfase no trabalho dos moradores da cidade e dos migrantes na construção dessa trajetória. O resultado prevê uma exposição permanente de diversos painéis com fotografias e textos sobre os mais antigos agricultores participantes da feira. Será feita também uma reabilitação estética do espaço, a instalação de equipamento de som para a rádio na feira, além de um espaço gastronômico, artesanatos e cursos.