Na última sexta-feira (20) aconteceu a primeira edição presencial da Rádio na Feira de 2022. Organizado desde 2019 por professores e alunos do curso de Jornalismo da Unifesspa, o projeto, que leva a rádio da universidade para o mercado municipal de Rondon do Pará, voltou a ser realizado de forma presencial. A programação é desenvolvida às sextas-feiras e a programação conta com reportagens e entrevistas feitas pelos discentes do curso que também apresentam o programa.
Com o início da pandemia e do período remoto, o projeto foi interrompido e se manteve parado até esse ano. Agora, depois do retorno das atividades presenciais na universidade, os alunos puderam ter a oportunidade de retornar. Responsável pela rádio, a professora Elaine Javorski conta que a ação que antes era apenas um projeto de extensão, se transformou em uma prática para os alunos de Jornalismo, dentro da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo. “Então a ideia é aproveitar essa oportunidade de fazer a rádio para valer para que os alunos não façam reportagens que vão ficar só dentro da universidade, mas também vão ser reproduzidas na rádio. Ou seja, vão ter o seu material exposto ali, o que é muito legal. E o fato de fazermos uma rádio ao vivo com o horário para começar e horário para terminar também é muito bacana para entender essas rotinas produtivas do jornalismo e colocar em prática tudo o que a gente aprendeu na teoria em sala de aula”, afirma a docente.
Além dessa primeira edição, a Rádio na Feira ainda conta com mais 4 edições que serão realizadas toda sexta-feira até o fim do semestre letivo. A professora também conta suas expectativas com essa volta da realização do projeto presencialmente. “Minha expectativa também para essa nova etapa que nós estamos começando, é que a gente possa, nas próximas quatro semanas que a rádio vai para o ar, fazer um trabalho bem bacana levando informação de qualidade e que seja útil para as pessoas que estão ali na feira. Não só os feirantes, mas também as pessoas que estão circulando que estão fazendo compras e fazer com que essa informação chegue as pessoas”.