Por Clara Maia, Heloísa Serrão e Kennidi Junior
Os cursos profissionalizantes têm uma grande importância para o mercado de trabalho, uma vez que preparam com eficiência profissionais para atuarem em áreas específicas. Essa é uma opção excelente para jovens em busca de qualificação, primeiro trabalho ou que buscam novas oportunidades.
A cidade de Rondon do Pará, assim como muitos municípios do país, tem investido em cursos profissionalizantes para juventude, já que o município possui mais de 50 mil habitantes, segundo o último censo. É muito importante que a juventude como um todo, além daqueles mais carentes possam usufruir do direito de ter cursos gratuitos no município para poder auxiliar na inserção desses jovens no mercado de trabalho e/ou na melhoria dos rendimentos dos mesmos.
De acordo com Valesca Caetano, funcionária do SINE do município, na gestão passada, vinha cursos constantemente para o município por intermédio da Secretária de Promoção de Assistência Social que beneficiava a população jovem. “Os cursos vinham por intermédio da assistência social como: computação básica e outros cursos de capacitação envolvendo jovens, mas, em virtude da pandemia, esses cursos não são disponibilizados mais. Agora vai ser uma nova etapa. A prefeitura municipal juntamente em parceria com o Governo do Estado estão buscando esses cursos que aderem aos jovens, pois são de suma importância, principalmente para pessoas de baixa renda”, afirmou. Valesca ainda fala sobre a realidade do município, como os cursos impactam a vida dos jovens e compara com grande parte do país. “Com certeza, não só em Rondon como no Brasil todo, em qualquer lugar, porque um jovem que vive em vulnerabilidade social não tem a mesma competitividade com um jovem que tem um poder aquisitivo melhor”, diz a funcionária.
O jovem Fernando Silva, de 20 anos, morador do município de Rondon, fala sobre a importância da qualificação da mão de obra, o dever do órgão público e a responsabilidade de trazer cursos para o município. “Uma cidade que não investe em cursos profissionalizantes é uma cidade que não quer crescer, e como não há uma instituição privada que garanta esse tipo de ensino, acredito que é dever dos órgãos públicos trazerem isso para o município”, disse. Quando perguntado sobre a sua opinião sobre os cursos ofertados gratuitamente pelo município, ele relata: “eles costumam fazer palestras e cursos rápidos com poucas vagas, eu particularmente gostaria de ver uma instituição fixa e voltada só para cursos técnicos e profissionalizantes na cidade, porque assim haveria muito mais repertório tecnológico e laboratoriais que são fundamentais para cursos tão práticos para nós jovens rondonenses”, ressaltou.
Uma juventude com uma boa capacitação profissional é, sem dúvidas, uma das chaves para a diminuição dos índices de desemprego no país. O mercado de trabalho demanda, a cada dia, por mãos de obra qualificadas e atualizadas que estejam aptas para atuar em diversas áreas profissionais.
Jairo Carvalho, de 18 anos, é recém formado no ensino médio, fala sobre os cursos existentes na cidade e sobre o que espera para o futuro. “Os cursos profissionalizantes na cidade são poucos ou quase não tem, recentemente chegou uma empresa nova, espero que tenha cursos novos para aprimorar os conhecimentos dos jovens. Sobre o município em si, ele deve investir mais nesses cursos para a população, para que a gente entre no mercado de trabalho ciente do que queremos fazer. Nosso município está crescendo a cada dia, espero que ele cresça nesse quesito de educação, qualificação e de oportunidades de empregos para nós”, relata Jairo.
Em entrevista com a secretária de Promoção e Assistência Social, dona Eldícia Leal, podemos conversar sobre educação e qualificação para os jovens rondonenses. Rondon do Pará em parceria com o Governo do Estado já tem os cursos de Geologia e Engenharia Civil ofertados pelo Forma Pará. Ainda há expectativa de que para o ano de 2023 a chegada dos cursos de Direito e Agronomia.
A nova gestão trouxe no ano de 2022 os cursos profissionalizantes na parte de moda e estética, com corte e costura, cabeleireiro e manicure, e o ano de 2023 já inicia com os cursos em aberto na área de estética e culinária, como designer de sobrancelhas, derivados de alimentos e nutrição e confeitaria básica. “A Secretaria de Assistência Social tem essa garantia de promover. Só hoje (em 26 de janeiro), aqui no município, nós estamos com três cursos profissionalizantes em aberto, através do Qualifica Pará e Assistência Social. Estamos garantindo cursos que iniciaram esta semana para a juventude de designer de sobrancelha, derivados de alimentos e nutrição e confeitaria básica. O objetivo desses cursos é qualificar os nossos jovens que terminaram o ensino médio ou que não concluíram e que estão vulneráveis, pois se sabe que a qualificação tem um papel importante na vida das pessoas. Se hoje a pessoa não tem uma qualificação, dificilmente ela vai conseguir competir no mercado de trabalho”, disse a secretária.
Cursos profissionalizantes ofertados pelo Qualifica Pará, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social em Rondon do Pará. Foto: Daniely Lopes.
Pensando em ajudar os jovens a começarem o seu negócio, a Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com o Banpará oferecem os cursos de qualificação, e o Banpará oferta a linha de crédito para que o jovem seja o empreendedor do seu negócio. “Um dos maiores projetos que já temos é o projeto da escola técnica entre os bairros Novo Horizonte e Recanto Azul. O então chamado elefante branco, nós sabemos que ali iniciou-se uma obra que não se concluiu e hoje ela está sendo reativada e vai ser a escola de cursos técnicos profissionalizantes para a juventude de Rondon do Pará. Então, eu acredito que Rondon avançou muito nesses cursos”, disse a secretária Eldícia Leal.
A divulgação desses cursos é feita através da Rádio Rondon FM, através das associações de moradores, das ONG e redes sociais da prefeitura do município.
É preciso que os gestores acreditem em seu município e, principalmente, no potencial da sua juventude, para isso é necessário fazer parcerias com o Governo do estado e empresas para preparar a juventude para o mercado de trabalho.