Por Bárbara Ferreira, Heloisa Serrão, Ingrid Carolinne e Mirella Carvalho
Na última sexta-feira, 30, aconteceu a colação de grau de 55 discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus da Unifesspa em Rondon do Pará. A cerimônia aconteceu no salão de festa América Hall. Estiveram presentes compondo a mesa a vice-reitora, Profa. Dra. Lucélia Cavalcante, a prefeita de Rondon do Pará Adriana Andrade, o diretor do Instituto Jax Nildo e os paraninfos das turmas. A solenidade foi marcada por momentos significativos para a comunidade acadêmica e para os formandos, entre eles: a entrega dos certificados “cinco mil” e da primeira mulher trans do curso de Jornalismo da Unifesspa.
A formanda Luiza Fabiana Dias, de 22 anos, do curso de Administração é a discente que recebeu o diploma número cinco mil. Luiza expressou sua felicidade e gratidão não só pelo diploma, mas por todos os discentes que passaram antes dela. “É um sentimento de muita gratidão de lá atrás não ter desistido e sim persistido, de ter sido determinada apesar de todos os problemas e dificuldades. Estar aqui hoje é muito gratificante,” relatou.
A jornalista recém formada Ana Lua Franco, de 26 anos, natural de Ananindeua (PA), é a primeira aluna trans do curso de jornalismo da Unifesspa. Ela espera ser referência para que outras mulheres trans e da comunidade LGBTQIA+ também possam estar nas universidades. Ana Lua ressalta a importância do incentivo da família e de pessoas próximas durante a graduação. “Quem mais me incentivou foi minha família, principalmente minha avó e meu pai de criação, que foram duas pessoas que eu perdi para a pandemia, e sempre foram grandes incentivadores do meu ensino e educação, e é por eles que eu estou aqui”, comentou.
A vice-reitora, Profa. Dra. Lucélia Cavalcante, enfatizou que o evento com a entrega do diploma “cinco mil” representa para a Unifesspa um marco da primeira década da universidade. “Porque nós que estamos na gestão, conduzimos um número grande de profissionais, de servidores, então essa colação grau, com um número elevado de profissionais [recém formados] representa a seriedade do trabalho da universidade como um todo”, enfatizou.
O Prof. Dr. Jax Nildo, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, falou da gratidão pelos mais de 5 mil profissionais formados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, sendo 242 pelo campus de Rondon do Pará. “Nós estamos colocando no mercado profissionais que têm a tarefa não apenas de ganhar dinheiro e sucesso, mas tem a tarefa de construir um mundo melhor, com menos desigualdade e injustiça”, acrescentou o docente sobre o papel dos novos profissionais.