Por Renata Ricelly
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce da doença, o Hospital de Amor realiza anualmente a “Caminhada Passos que Salvam”. A edição de 2023 será realizada no dia 26 de novembro, simultaneamente, em centenas de cidades do Brasil. Em Rondon do Pará, acontecerá no próximo dia 24, a partir das 8h, com concentração na Praça das Oliveiras, no bairro Jaderlândia. A ação será realizada neste dia em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no dia 23.
A coordenadora do Hospital do Amor em Rondon do Pará, Adma de Paula, ressalta a importância da caminhada. “A mobilização passos que salvam tem a principal função de informar sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantil, alertando para o diagnóstico precoce e, assim, aumentar as chances de cura no início do tratamento”, ressalta. Adma conta que, em contrapartida pela realização da caminhada, os municípios envolvidos recebem do Hospital de Amor programas de treinamento destinado para os profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), profissionais que atuam diretamente com crianças, facilitando, assim, a identificação da doença em estágio inicial.
Além de disseminar importantes informações sobre o câncer infanto-juvenil, a “Mobilização Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar recursos para ajudar no tratamento de crianças e adolescentes no Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos. Ao adquirir uma camiseta, cada participante contribuirá com o valor de R$45,00, cujo valor será direcionado integralmente à instituição. Várias empresas de Rondon do Pará adquirem as camisetas da Caminhada para demonstrar o apoio do comércio a esse projeto, para além da contribuição no tratamento de crianças e adolescentes. As camisetas para a caminhada deste ano já se encontram disponíveis para venda na Farmácia Hiper Popular e com os voluntários do projeto.
Sobre o Câncer infantojuvenil
O câncer infantojuvenil é a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Ele possui características próprias e bem diferentes em relação ao câncer em adultos. As células que sofrem a mutação no material genético não conseguem amadurecer como deveriam e permanecem com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada. Por isso, a proliferação do tumor é mais rápida em crianças. Por outro lado, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura de 80%, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.
Sobre o Hospital de Amor
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) registra milhares de atendimentos por dia, todos 100% gratuitos. Com 61 anos de história, possui diversos centros de tratamento e prevenção pelo Brasil. Assumiu a liderança do ranking 2018 da Scimago Institutions Rankings (SIR), entre todos os centros de saúde do Brasil e da América Latina. O levantamento é uma ferramenta de reconhecimento internacional, que avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando os critérios: pesquisa, inovação e impacto social.
A instituição é historicamente reconhecida por seu grandioso trabalho. Foi escolhida, em 2000, pelo Ministério da Saúde, como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”.