Por Laliane Gomes e Raiana Souza
A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante na sociedade contemporânea e, com o aumento da consciência ambiental, a reciclagem se tornou uma prática fundamental para minimizar os impactos negativos causados pelo consumo excessivo e descarte inadequado de materiais. Pensando nisso, os alunos do curso de Jornalismo da turma de 2021 da Unifesspa, campus Rondon do Pará, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, promoveram a ação Cidade + Limpa, na semana de 7 a 10 de novembro. O projeto é uma extensão da disciplina Laboratório de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, ministrada pelo professor Dom Condeixa.
A semana foi marcada por ações como a Oficina de Criação de Brinquedos, realizada na Escola Municipal João Miranda, com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental, ministrada pela artesã Dercilane Santos. A oficina ensinou aos alunos a produzirem brinquedos com garrafas pet, tampinhas, palitos, fitinhas e cordas. Já os alunos maiores, do 5º ano, foram levados para o Viveiro Municipal para participarem da Oficina de Produção de Composteira. Com a mentoria de Ricardo Tavares, aluno de Jornalismo, as crianças aprenderam a fazer composteiras de forma fácil e barata, podendo aproveitar o resíduo orgânico produzido em suas casas e, assim, diminuir o lixo urbano e colaborar para uma cidade mais sustentável. Ana Sophie, 10 anos, participou da oficina de brinquedos recicláveis e disse que nunca havia realizado nada disso antes. “Vou guardar as garrafas pets para ensinar minhas amigas”, comemorou. Zimaria Rodrigues, diretora da Escola João Miranda, ressaltou a importância dessas ações na vida dos pequenos. “Algo inovador, os alunos estavam empolgados, estamos vendo no rosto deles a alegria de uma coisa nova e um aprendizado trazido para a sala de aula, que eles irão levar para a vida”, acrescenta.
Para terminar com chave de ouro, foi realizada uma Gincana Sustentável que contou com a participação de 100 alunos das turmas de 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. O objetivo era que as crianças aprendessem brincando. A gincana teve como critério de avaliação, o grito de guerra, o uso das cores e um Quizz com perguntas sobre sustentabilidade. A turma vencedora foi a do 4º ano, mas, todos foram vencedores e receberam medalhas pela participação ativa e animada. Grande parceiro da turma, Thiago Barbosa, da Secretaria de Meio Ambiente, acredita que ações como estas formam adultos mais conscientes. “Estamos formando o caráter dessas crianças, um adulto que, no futuro, vai ter uma consciência melhor a respeito da sustentabilidade”, comenta.
A culminância do projeto contou com um o evento de encerramento. Nele, estiveram presentes crianças, suas professoras, alunos e alunas de Jornalismo, a prefeita Adriana Andrade, o secretário de Meio Ambiente Wellington Porto e sua equipe, a secretária de Educação Kelly Cristine Higino e o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Jax Pinto. “A reciclagem permite que materiais sejam reutilizados, reduzindo a quantidade de lixo que seria descartado no aterro sanitário. Através da separação adequada dos resíduos, podemos educar as pessoas sobre a importância da reciclagem e incentivar práticas mais responsáveis, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”, declarou emocionada Adriana Andrade.