Por Cristiane Gomes
Na última sexta-feira (09), aconteceu o Bloquinho de Carnaval da Casa Vida localizada em Rondon do Pará. Participaram da comemoração os pacientes da Casa e os profissionais que compõem a equipe com objetivo de proporcionar um momento de alegria e confraternização, celebrando a tradição do carnaval de maneira saudável.
A Casa Vida atua em Rondon do Pará desde agosto de 2023, que surge como um recurso de cuidados e de qualidade de vida, oferecendo atendimentos fundamentais para a comunidade da melhor idade. Tem se destacado por ser um ambiente familiar e acolhedor. Com estrutura moderna, bem equipada e adaptada, com auxílios de profissionais multidisciplinar e qualificados para atender os pacientes com segurança e dignidade.
De acordo com a idealizadora do projeto, gerontóloga de formação, Lays da Silva Freitas, a Casa tem como propósito contribuir com a socialização, o bem-estar físico e emocional do idoso, melhora cognitiva e outros benefícios biopsicossociais dos pacientes. “Oferecemos terapias, fisioterapia, projeto de leitura como forma de incentivo a hábitos saudáveis e oferecemos alimentação em qualquer das modalidades, respeitando as restrições alimentares de cada um”, informa Lays.
A Casa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18hs, com hospedagens e grupos individuais. Atualmente são atendidos 12 pacientes. Nos serviços oferecidos, além dos atendimentos especializados, inclui transportes de ida à Casa e retorno à residência dos pacientes nos dias e horários combinados.
Para Raimunda Barbosa Cintra, de 80 anos, paciente da Casa há quatro meses, é um ambiente repleto de amor e cuidados. “Aqui é uma ótima maneira de me distrair, fazer amizades e me divertir, além de receber cuidados de fisioterapia, entre outros. Meus filhos trabalham durante o dia e, ao invés de ficar em casa, venho pra cá que é um lugar que me sinto feliz ao lado dos amigos”, afirma Raimunda.
Segundo o fisioterapeuta da Casa, Caio Louzada, graduado há 3 anos e membro da equipe desde agosto de 2023, o trabalho é essencial para a saúde na melhor idade, promovendo independência e qualidade de vida para os idosos. Cabe ao fisioterapeuta elaborar exercícios específicos para no fortalecimento dos músculos, melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, e auxilia na recuperação de doenças e cirurgias. “Aqui, realizamos um trabalho preventivo para a terceira idade ou uma possível reabilitação para proporcionar a eles o maior grau possível de independência, promove também a interação social entre os idosos, fortalecendo o convívio social”, informa Caio.
A Casa Vida também promove a participação da família por meio de reuniões com a equipe. Trata-se de ambiente que proporciona saúde em seus aspectos fundamentais.