Com destaque para discentes do “projeto de extensão Gênero e Feminismos” que colaram cartazes com o intuito de conscientizar sobre a importância da data
Por Renata Ricelly
O dia 8 de março é reconhecido como Dia Internacional da Mulher. Data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres no combate às desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.
Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
O reconhecimento dessa data está relacionado a uma sucessão de acontecimentos e traz uma série de questionamentos sobre o papel das mulheres na sociedade que vem mudando ao longo dos anos.
Hoje, ainda que a passos lentos, as mulheres estão conquistando espaços que antes encontravam apenas portas fechadas. Assumiram papéis de liderança, são donas do seu próprio negócio e estão ganhando força na política. E não para por aí, a cada ano, a conscientização da luta das mulheres fica mais clara e evidente.
Para celebrar essa data tão importante, o Instituto Social de Ciências Aplicadas – ICSA realizou uma programação especial, iniciando com um café da manhã com participação das docentes, técnicas e terceirizadas. Além do café da manhã, o evento contou com momentos de descontração, música e distribuição de lembrança simbólica para todas as participantes.
Andrea Paulino, servidora do ICSA, expressou sua felicidade pela iniciativa. “Eu fiquei muito emocionada, nunca tinha sido homenageada, que continue sempre assim, as pessoas nos dando valor, foi tudo lindo”, comenta.
O diretor do ICSA professor Jax Nildo abordou a importância da mulher na sociedade. Segundo Nildo, além de respeito às mulheres, é preciso valorizar o trabalho desenvolvido por elas não apenas na universidade, mas em todos os aspectos da vida humana.
Ao adentrar o prédio da Unifesspa, foi possível visualizar a ação dos discentes do “Projeto de Extensão Gênero e Feminismos: debate dialógicos e críticos na comunidade acadêmica e não acadêmica em Rondon do Pará”, que se mobilizaram em uma ação de conscientização sobre a importância da data. Cartazes com frases, mensagens e expressões artísticas de feministas teóricas foram confeccionados e expostos por todo prédio do ICSA, tendo como principal objetivo informar e alertar a todos sobre a realidade de casos de violência, machismo, assédio e agressão sofrida pelas mulheres.
O projeto é coordenado pela professora Tatiane Duarte, desde 2023, para a professora a importância da data vai além do valor mercadológico imposto pela sociedade. “É preciso refletir sobre o 8 de março, um dia de luta e celebração dos direitos que foram conquistados por mulheres que muitas vezes morreram para que hoje possamos celebrar essas conquistas, e, nesse intuito, desenvolvemos esta ação com os alunos envolvidos no projeto”, ressalta a coordenadora Tatiane.
Como parte da programação, houve campanha de vacinação contra Hepatite B, anti-tetânica e febre amarela.