Curso de Administração da Unifesspa oferece serviços para a sociedade rondonense
Por Kauã Fhillipe
Nos cursos de Administração, os alunos são instruídos a compreender o funcionamento de uma empresa, absorvendo conhecimentos em áreas como gestão de pessoas, logística, empreendedorismo, marketing, educação financeira, entre outras disciplinas fundamentais para a área de atuação do administrador. A aplicação prática desses conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento profissional desses alunos, nesse sentido, a Empresa Júnior surge como uma solução concreta, proporcionando aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula.
Criado na França por volta de 1967, o Movimento Empresa Júnior tem como objetivo promover a estudantes de ensino superior – não só os de Administração – uma visão empresarial e oferecer a empresas locais uma prestação de serviço com preços abaixo do mercado convencional. Segundo dados da Brasil Júnior – que é a confederação brasileira do movimento – desde 2010, o MEJ já movimentou R$70 milhões na economia do país e, atualmente, conta com 1.612 Empresas Juniores em mais de 361 universidades.
Nesse cenário, com o nome baseado no rio Ararandeua que banha da cidade de Rondon do Pará, é criado em 2023 a Araras Consultoria, formada por alunos e alunas da Faculdade de Administração da Unifesspa, sob a orientação da professora Tatiane Duarte. Nela, prestam serviços de consultoria empresarial e organizacional para a cidade de Rondon e região. Nessa primeira etapa da empresa, a orientadora conta que o importante agora é a estruturação da Araras e que, no momento, a equipe está indo atrás da regularização e fortalecimento dessa Empresa Júnior.
Propósito (missão, visão, valores) da Araras Consultoria
Gustavo Fortes, professor da FAD e orientador da primeira versão da Empresa Júnior do Icsa-Unifesspa, conta que, com o projeto, pôde ajudar os alunos e ao município. “A importância da Empresa Júnior é mais no sentido de ativar o protagonismo dos alunos na região. É uma associação civil sem fins lucrativos que funciona como uma empresa, onde os alunos aprendem a lidar com o mundo dos negócios e podem dar apoio aos pequenos empreendedores da região. Então, eles vão fazer projetos de consultoria, projetos de pesquisa de mercado e auxiliar os empreendedores que estão no nosso entorno e nas universidades. Sendo uma atividade de extensão que a gente sai dos muros da universidade”, ressalta.
A Empresa oferece serviços como gestão de pessoas, produção, finanças, marketing, elaboração de pesquisa de mercado entre outros. O lucro gerado por Empresas Juniores é investido no fortalecimento da formação profissional dos componentes dela e no funcionamento da organização, além disso, os recursos são geridos pelos estudantes de graduação onde cada um desempenha uma função dentro da Empresa. O acadêmico Glebson Alves desempenha a função de presidente na Araras e explica qual a sua percepção sobre o projeto. Para ele, funciona como um laboratório onde os alunos botam em prática o que aprendem em sala de aula, pois, como são os próprios que administram, ganham mais autonomia e aplicam seus conhecimentos.
Projetos assim em cidades pequenas – a exemplo de Rondon, que possui pouco mais de 50 mil habitantes – enfrentam dificuldades para progredir. Alves diz que a cultura rondonense não é de ir atrás de uma consultoria empresarial antes de abrir um negócio. “A principal dificuldade é colocar na cabeça das pessoas que tem pessoas capacitadas que podem ajudá-las, tipo nós, acadêmicos da Unifesspa”, diz.
O presidente da Araras ainda conta um pouco da sua projeção do futuro para a empresa. “Fortalecer a Empresa Júnior em Rondon e entregar algo de qualidade”, disse. Ele afirma ainda que a cidade é carente de profissionais de consultoria organizacional. Outro ponto importante é a capacitação de novos alunos para levar o projeto mais longe.
A participação na Empresa é possível via processo seletivo. Os responsáveis pela gestão de pessoas selecionam aqueles que têm o melhor desempenho e que podem agregar forças para o bom funcionamento da Araras.
Para entrar em contato com a Araras Consultoria, além de estarem disponíveis no prédio da Unifesspa, campus Rondon do Pará, eles estão presentes também nas redes sociais e via e-mail: ararasconsultorias@gmail.com.