A honraria será conferida às pessoas que tenham serviços prestados no município, bem como aos pioneiros de Rondon do Pará.
Por Renata Ricelly
A Câmara Municipal de Rondon do Pará se prepara para mais um momento de reconhecimento e homenagens aos cidadãos e cidadãs que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, educacional e cultural do município. Trata-se da Sessão Solene de entrega de títulos honoríficos de “Cidadão Rondonense” e “Honra ao Mérito”. A solenidade, que sempre acontece no mês de dezembro, foi antecipada devido ao período eleitoral que se aproxima e está prevista para acontecer no dia 09 de agosto, às 19H.
Considerada a comenda de maior expressão do município, os títulos honoríficos de “Cidadão Rondonense” são concedidos anualmente pela Câmara e entregues somente após rigorosa análise prévia do currículo das pessoas indicadas realizada pelos vereadores membros das Comissões de Justiça e de Educação e Cultura. Em seguida, segue para posterior votação em plenário por maioria qualificada (1/3 dos votos) dos vereadores.
O atual presidente da Câmara, Marcus Mapincol (PL), pontua sobre a felicidade de unanimidade de aprovação aos indicados de 2024. “Há de se fazer uma observação que considero interessante: todos os agraciados receberam aprovação dos vereadores de forma unânime, inquestionável, o que evidencia ainda mais o peso em ouro de cada um dos escolhidos”, ressaltou Mapincol.
Cada vereador pode realizar três indicações ao título. O vereador Miguel do ônibus (PSB) já fez suas indicações e fala da importância do momento. “Essa sessão solene é um reconhecimento do Poder Legislativo a essas pessoas que, em grande parte, não nasceram em Rondon do Pará, mas têm serviços prestados e sempre contribuem para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, atuando nas mais diversas áreas do nosso município. Este ano tive o prazer de indicar o advogado Ricardo de Andrade Fernandes, pioneiro em nossa cidade, com um trabalho digno de reconhecimento, destacou o vereador.
Ricardo de Andrade Fernandes, advogado há mais de 30 anos no município, possui vasta experiência na área do direito político, já passou por diversas Prefeituras e Câmaras Municipais que compõe os municípios da BR222, é membro da Loja Maçônica Luz e Caridade Rondonense, sempre busca apoiar causas sociais, e conta de sua satisfação em receber o título. “Receber a notícia de indicação ao título já me gerou muita alegria, saber que o nome foi aprovado gera imensa satisfação. É um título importante da Câmara, reconhecimento de um trabalho desenvolvido com ética e responsabilidade, na área jurídica e social. São mais de 30 anos trabalhando por Rondon e região, e isso só nos motiva a continuar contribuindo com a cidade”, declarou o homenageado.
Critérios
O Regimento Interno da Casa especifica critérios para a concessão de Títulos Honoríficos. Na prática, o Regimento permite que cada vereador e vereadora conceda três títulos honoríficos por legislatura. Eles realizam suas indicações via Projeto de Decreto Legislativo, em seguida vão para análise das Comissões e logo após para a votação. A aprovação requer de 1/3 dos Vereadores, ou seja, 5 votos a favor do indicado. Caso não seja aprovado, aquela pessoa não poderá ser indicada novamente pelo prazo de um ano. Aos indicados que não comparecem à solenidade de entrega, o título fica na Câmara Municipal pelo período de um ano para retirada. Se este não comparecer, o título estará extinto.
Homenageados do Ano
Este ano a Sessão Solene prevê a entrega de 45 títulos, porém, até o fechamento desta matéria, apenas 13 indicações estão aprovadas. As demais estão em processo de tramitação na Câmara Municipal.
Veja os nomes contemplados com a honraria:
Pe. Juracy Reis de Matos – homenageado pelo Decreto de autoria da vereadora Milena Lustosa (PSD).
José Carlos Martins da Silva – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Audicio de Jesus (PSB).
Gabriella Costa Martins – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Audicio de Jesus (PSB).
Ricardo de Andrade Fernandes – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Miguel do ônibus (PSB).
Érika Danielley Araújo Gonzaga – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Rafael Apostolo (Republicanos).
Welton Lucena Noleto – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Miguel do ônibus (PSB).
Gonçalo Pereira de Azevedo – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Audicio de Jesus (PSB).
Euclides da Silva Filho – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Marcus Mapincol (PL).
Wladimir dos Santos Tereza – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Diego Santos (PL).
José Barbosa da Silva – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Rubens Pinto (PSB)
Mario Edson Leite – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Rafael Apostolo (Republicanos)
Robson Luiz Veiga – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Rubens Pinto (PSB)
Aldenora Martins Souza – homenageado pelo Decreto de autoria do vereador Warlen Santos (MDB)
Curiosidades
O primeiro “Título de Cidadão Rondonense” foi concedido pela Câmara Municipal no ano de 1997, sendo a homenageada uma mulher, a Sr. Maria de Lurdes Grassi Sasso, reconhecida como benfeitora no município através do trabalho de assistência as famílias em situação de vulnerabilidade. De lá para cá, já foram concedidos aproximadamente 171 títulos e menções honrosas.