Por Cristiane Gomes
Durante a cerimônia realizada na noite de terça-feira, 30, no auditório do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), conhecida como “Noite das Estrelas”, foi conferido o “Título Honorífico Wilton Júnior” em reconhecimento à sua trajetória profissional e à sua contribuição para a cultura de Rondon do artista Wilton Júnior. Esta homenagem ressalta o legado de Wilton como cantor e compositor, que desempenhou um papel fundamental no reconhecimento da cultura local em nível nacional.
Wilton Costa Teixeira, artisticamente conhecido como Wilton Junior, natural do estado do Espirito Santo, chegou ao Pará em 1971, tornou-se renomado por meio da música no cenário nacional e morreu em 2020, aos 49 anos.
O símbolo do reconhecimento público, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, em momento solene, preserva e eterniza oficialmente a arte local como “Patrimônio Cultural Rondonense”, reconhecendo 48 artistas locais, em diversos segmentos artísticos, como “Mestres de Cultura Rondonense”.
Para a homenageada Gildevania Porto, conhecida mais como Nany Porto, é um pilar fundamental para o florescimento da expressão humana e o desenvolvimento social. “Há anos sou ativa no cenário artístico de Rondon, sou coreógrafa, bailarina e artesã, e estar aqui hoje recebendo este reconhecimento é um momento que alegra meu coração. A arte é um investimento crucial para uma sociedade mais justa, inclusiva e cheia de significados”, afirma Nany.
Segundo Luciano Guimarães, parceiro musical de Wilton no ano de 1999 e amigo pessoal, percorrendo alguns estados brasileiros cumprindo agenda profissional, o homenageado foi um grande apoiador da cultura local. “Rondon e região são conhecedores do trabalho do Wilton que é autor de sucessos que ainda hoje é tocado nas rádios e pra mim é um privilégio ter trabalhado com ele que foi um grande incentivador da cultura do nosso estado”, diz Luciano.
Para Maria de Lourdes Arruda, locutora, escritora e acadêmica em Psicanálise, é um momento de refletirmos sobre a valorização da arte enquanto aliada para o desenvolvimento social e intelectual da comunidade. “É um convite para participarmos das manifestações que produz cultura e conhecimento. Um povo bem informado é fundamental para o desenvolvimento humano”, afirma.
De acordo com a secretária de Cultura, Rosa Peres, o prêmio “Honorifico” é um reconhecimento aos artistas que dedicam suas vidas à cultura, valorizando a população com seu talento e sua criatividade. “Wilton Júnior é um ícone para a nossa cultura, que precocemente morreu, mas nos deixou um legado de talento e dedicação à arte. Nesta edição, premiamos os artistas veteranos na cultura municipal das décadas de 1980, 1990 e 2000, e utilizamos de pesquisa popular para a escolha dos artistas premiados, realizada de maneira imparcial e transparente. Nas edições seguintes, iremos homenagear os artistas de gerações recentes”, afirma Rosa.