Por Cristiane Gomes
Aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de junho, na Praça das Oliveira, o “4º Arraiá de Nossa Terra” promovido pelo poder público municipal.
As festas juninas, também conhecidas como arraiais ou festejos juninos, são um dos eventos mais populares do Brasil, celebrado no mês de junho, com alegria, música, danças, comidas típicas e muita animação. Além das cores vibrantes, da alegria e da deliciosa gastronomia, as festas juninas guardam um significado histórico da cultura do nosso país.
Para a cidadã rondonense Vanusa Araújo, é um momento de reunir a família em uma celebração saudável que nos remete a infância com brincadeiras tradicionais e saborear guloseimas irresistíveis. “É um momento de alegria, comunhão e confraternização que ficam guardados para sempre na nossa memória” diz Vanusa.
Ruam da Silva Lima, 15 anos, membro do grupo cultural rondonense “Raízes do Pará”, destaca que ações como essas são fundamentais para a preservação e o fortalecimento da cultura junina. “Ensaiamos muito, e valeu cada segundo de suor e dedicação. Ver o publico interagindo conosco e aplaudindo com entusiasmo é uma recompensa inexplicável. É isso que faz a magia das festas juninas: a união, a alegria e a tradição. Estamos muito felizes”, afirma Ruam.
De acordo com a secretária de Cultura, Rosa Peres, trata-se de um momento mágico e especial no calendário cultural brasileiro que deve ser respeitado, preservado e valorizado. “O Arraiá de Nossa Terra tem sido inspiração para a comunidade rondonense. Hoje observamos ruas sendo decoradas, as brincadeiras em torno das fogueiras e isso significa o resgate da cultura na nossa cidade. Foram 14 quadrilhas juninas de outros municípios, totalizando mais de mil pessoas visitando Rondon do Pará nestes três dias de festividades, gerando consumo, movimentando o turismo e aquecendo a economia local. A programação recebeu aproximadamente dez mil pessoas”, informa a secretária.
São momentos de alegria, união e confraternização, onde pessoas de todas as idades se reúne para festejar a cultura brasileira, contribuindo que essa rica tradição seja passada de geração em geração.