Por Cristiane Gomes
Aconteceu na noite de sexta-feira, 28 de junho, no Centro de Eventos Batistão, a 27ª edição do Prêmio Honorífico “Cidadão Rondonense” e “Honra ao Mérito”, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Rondon do Pará. Foram entregues 39 títulos aos homenageados de 2024.
A premiação, realizada uma vez por ano e ativa no município desde 1997, já contemplou 211 pessoas. Nota-se uma trajetória crescente no número de homenageados: na 1ª edição, foi reconhecida a contribuição de uma única pessoa, Maria de Lourdes Grassi Sasso. O evento configura-se como um símbolo de inspiração, celebrando a trajetória e as contribuições para o desenvolvimento do município. Trata-se do reconhecimento pelo impacto positivo que suas ações geraram na sociedade.
Para a homenageada Ilza Teixeira, natural de Minas Gerais, casada, mãe de 5 filhos, sendo 2 nascidos em Rondon do Pará, e moradora do município há 45 anos, sempre atuando no segmento empresarial, a premiação foi um momento emocionante. “Com emoção e com profunda gratidão que estou aqui hoje para receber este prêmio tão significativo. Agradeço, de todo o meu coração, à Câmara Municipal por me conceder esta honraria, que representa a valorização de toda a minha trajetória de trabalho, que está sendo sucedida por meus filhos que também atuam no mesmo segmento em que me dedico há 45 anos”, disse Ilza.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcus Cabette Sanches, a honraria tem como finalidade reconhecer e celebrar a dedicação ao trabalho realizado com excelência no município, inspirar novas gerações, promover a valorização do conhecimento e da inovação e incentivar a responsabilidade social. “A seleção dos homenageados se dá por meio de um processo rigoroso e transparente, conforme regimento interno específico para esta premiação, buscando garantir a justiça. Cada vereador tem direito a indicar 3 pessoas, que são cuidadosamente analisadas pela comissão da Câmara”, informou o presidente.
Welton Noleto Júnior, morador de Rondon do Pará e filho de um dos homenageados, destacou a emoção de participar pela primeira vez deste ato que homenageia pessoas que contribuíram para uma cidade melhor para todos. “Reconhecer o valor e a trajetória de trabalho de alguém em vida é um ato de respeito e gratidão. Aqui, hoje presenciei a emoção do meu pai, foi uma lágrima carregada de histórias neste município. Estamos muito felizes”, afirmou Welton Júnior.