Por Kauã Fhillipe
A fluência em inglês já deixou de ser um diferencial e, em muitos casos, tornou-se até mesmo um pré-requisito para contratação no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, profissionais com inglês fluente podem receber até 52% a mais do que aqueles que não possuem o idioma, dependendo do nível hierárquico. Além dos benefícios salariais, pessoas fluentes em inglês têm outras vantagens, como expansão de oportunidades, aumento de contatos profissionais e a possibilidade de atuar no exterior. Com o objetivo de promover o crescimento profissional de seus alunos, a Faculdade de Comunicação (Facom) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Unifesspa lançou, este ano, um curso de inglês voltado para a comunidade acadêmica.
Idealizado pela direção da Facom, composta pelos professores Matheus Mello e Karolina Calado, o projeto tem como principal motivação oferecer aos discentes de jornalismo uma capacitação em inglês. “Basicamente, o projeto é dar aos estudantes da Facom a oportunidade de ter um primeiro contato com o idioma ou, para aqueles que já possuem conhecimentos básicos, aprimorar suas habilidades em inglês. Acreditamos que isso é muito importante”, afirma Mello.
Os grandes veículos de comunicação já reconhecem o valor de um profissional fluente em inglês, tornando esse conhecimento uma obrigatoriedade. “Isso é essencial para que o jornalista possa pesquisar informações em sites estrangeiros, desenvolver redes de contato, participar de coberturas internacionais ou de eventos internacionais que aconteçam no Brasil”, diz o diretor da Facom. Ele cita a COP 30 — que ocorrerá em novembro de 2025 — como exemplo da importância de conhecer uma língua estrangeira, pois jornalistas do estado precisam ter, no mínimo, familiaridade com o inglês, considerando a presença de figuras do mundo inteiro na conferência. Foi a partir dessa concepção que surgiu a ideia de implementar o curso no campus de Rondon do Pará.
As aulas são ministradas por Dhemerson Sousa, aluno do curso de Jornalismo e graduado em Letras – Inglês pela Unifesspa. Com experiência em docência, Dhemerson compartilha como tem sido a experiência de lecionar para os universitários: “Está sendo uma experiência incrível, especialmente por ser na Universidade Federal. É uma ótima oportunidade para o meu currículo e, ao mesmo tempo, é enriquecedor ter meus colegas jornalistas como alunos e conhecer pessoas de outros cursos.” Embora o curso tenha preferência pelos discentes de Jornalismo, ele também é aberto aos alunos dos outros dois cursos do Icsa: Administração e Ciências Contábeis.
A metodologia adotada por Dhemerson é baseada no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), um instrumento de elaboração de ensino e aprendizagem que define a estrutura do curso, procedimentos de avaliação e instrumentos de apoio. Além disso, segue um plano de ensino focado nas habilidades de listening, speaking, reading e writing, que ele espera desenvolver nos alunos. As aulas são interativas, com atividades que incentivam a participação através da fala, escrita e o conhecimento da cultura estrangeira.
O curso é dividido em duas turmas, previamente definidas por meio de um questionário aplicado antes do início das aulas, para avaliar o nível de conhecimento dos alunos. As turmas são separadas em Iniciantes e Intermediários, cada uma com seu próprio material. Jordania Moreira, aluna de Jornalismo e parte da turma de Iniciantes, ressalta a importância do curso para sua formação: “Um curso de idiomas é essencial, e esta foi uma ótima oportunidade oferecida pela Unifesspa, especialmente por ser gratuito. Eu já pensava em fazer um curso, mas, por questões financeiras, não pude. O curso veio na hora certa e acredito que vai ajudar muito no futuro, pois o inglês tem grande influência.”
O curso de inglês da Facom está em sua primeira edição, com as duas turmas iniciando as aulas em agosto e previsão de encerramento em dezembro. Para Dhemerson, a expectativa é que o curso se expanda e capacite o maior número possível de alunos.