Por Laliane Gomes
Na semana passada (27), foi exibido no auditório externo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) o documentário audiovisual “Rondon do Pará: Memórias e Futuro”. A produção foi dirigida pelo professor Dr. Jax Pinto, diretor do ICSA, em parceria com Ricardo Tavares, aluno do curso de Jornalismo e cineasta, e contou com a participação de Davi Traspadini, sonoplasta e também aluno do curso de Jornalismo da instituição.
O documentário tem como objetivo articular a trajetória econômica e ambiental de Rondon do Pará, ressaltando a importância da proteção e do equilíbrio com a natureza.
Localizada a 523 km da capital Belém, Rondon do Pará foi fundada em 9 de fevereiro de 1969 e emancipada 13 anos depois. Com mais de 52 mil habitantes, o município agora é tema de um documentário que traz testemunhos de seus moradores mais antigos, visando proporcionar aos cidadãos mais jovens um conhecimento mais profundo sobre o lugar onde vivem. O filme está disponível na plataforma de streaming YouTube.
“Os relatos dos moradores mais antigos, que compartilham suas vivências e desafios, foram especialmente interessantes para mim, já que, sendo jovem, eu desconhecia essas realidades”, disse Graziela Nogueira, espectadora do documentário.
“Amo a cidade de Rondon. Muitas de suas memórias precisam ser contadas para que possamos construir um futuro melhor”, declarou o Dr. Jax Aragão Pinto.
A exibição contou com a presença da secretária de Cultura, Rosa Peres, do ativista ambiental Dionísio Almeida, além de colaboradores, técnicos, alunos e professores da universidade, entre outros convidados, que lotaram os assentos do local. O evento terminou com uma sessão de comentários, perguntas e um bate-papo animado, encerrando a noite com aplausos e agradecimentos por enriquecer a história de Rondon do Pará.
Assista ao documentário