Neste sábado o bairro da Jaderlândia recebe o Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront). A quinta edição do evento, que é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa em parceria com outras instituições, traz para Rondon do Pará a exibição de dois filmes que têm ligação com a cidade.
O documentário “Ararandeua”, de 2018, tem como protagonista o rio que passa por Rondon do Pará. Segundo a sinopse, “o filme apresenta o rio e a sua relação histórica com as pessoas, desde as populações tradicionais deslocadas compulsoriamente pelo regime militar até os dias de hoje, quando a descoberta de minério no município promete mudar radicalmente o ritmo da cidade”.
Duração: 25 min. Direção: Ricardo d’Almeida
Já o documentário “Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta e Esperança de
Justiça”, de 2009, traz relatos de mulheres cujos maridos foram assassinados em meio aos conflitos agrários no Pará. O filme conta com entrevistas realizadas em Rondon.
Duração 25 min. Direção: Evandro Medeiros.
O evento acontece na ONG Cidadania a partir das 19 horas com entrada gratuita e participação do diretor de “Ararandeua”, Ricardo d’Almeida. Depois do filme haverá debate.
A programação do sábado ainda contará com a Noite da Malemolência, no Lions Club a partir das 22:00 horas. Mulheres não pagarão entrada até as 23:30. A abertura ficará por conta do Dj Pingo, e a atração principal da noite será o show de Thiago Barreto.