Por Jussara Alves
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes celebrado no dia 18 de maio, a secretaria municipal de Assistência Social realiza nesta sexta-feira (17) a 5ª Caminhada em Combate ao Abuso em Crianças e Adolescentes, às 16h30, com concentração na Praça das Oliveiras, no bairro Jardelândia.
A iniciativa pretende levar o assunto às ruas da cidade e conscientizar a população, principalmente as crianças e adolescentes para que possam denunciar o abuso sexual. De acordo com a conselheira tutelar Leiliane Jorge, a porcentagem dos casos são preocupantes. “Dos casos que dão entradas no concelho 35% são de abusos e exploração sexual. O concelho não é a única porta de entrada desses casos, tem a delegacia, hospitais e entre outros órgãos”.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a data faz referência a um crime bárbaro registrado no dia 18 de maio de 1973 na cidade de vitória no Espirito Santo, em que uma menina de apenas oito anos, chamada Araceli, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média e alta daquela cidade. O crime teve repercussão a nível nacional ficando conhecido como “Caso Araceli”. Desde então a data é voltada para combater os crimes de violência em criança e adolescentes.