Por Jussara Alves
Com intuito de combater o preconceito e a intolerância sobre a comunidade LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros ), que um grupo de alunos e professores irá realizar entre os dias 25 a 28 de junho a I Semana da Diversidade e Combate à Intolerância. O evento tem como tema “Diversidade Sexual e de Gênero” e acontecerá na Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA/Unifesspa. A ideia de realizar o evento neste mês de junho, é por ser o mês internacional do orgulho LGBTQI+
De acordo com Matheus Campos, um dos organizadores do evento, a programação já era uma ideia para ser trabalhada e implantada na cidade há um tempo. “Venho de Goiânia, então a diversidade é bem maior lá, comparado com o Pará, em questão de aceitação. Percebo que aqui em Rondon, as pessoas têm uma visão muito conversadora das coisas, em questão da comunidade LGBTQI+. Com isso, observava que, a universidade parecia que um contexto não se encaixava com a cidade, já por se tratar de uma universidade, então pensei nesse evento como uma oportunidade de contribuir com o debate juntamente com à comunidade”. Matheus, ainda comentou que, tanto no município, quanto na universidade, existe um número elevado de pessoas que escondem sua identidade de gênero por medo de serem julgados pela sociedade. E que é através de atividades como a I Semana da Diversidade e Combate à Intolerância que o preconceito pode ser combatido.
O discente do curso de Jornalismo, João Pedro Santos, ressalta que a iniciativa é fundamental. “Esta Semana marca o início do ativismo LGBTQI+ aqui em Rondon do Pará, até para quebrar esse preconceito que as pessoas têm com a classe. Observo que no município a comunidade tem a mente fechada, em questão desses assuntos, que é fundamental ser trabalhado no dia a dia da população”.
A programação será aberta para toda comunidade. As inscrições podem ser realizadas pelo SIGEVENTOS. E os ingressos da festa podem ser adquiridos pelo número (94) 9 9299-8869.
Confira a programação:
ICSA/UNIFESSPA
25/6 às 19h – Roda de conversa;
26/06 às 19h – Palestra com psicóloga;
27/06 às 19h – Exibição do filme “Prayers for bobby”
28/06 às 20h – Festa do Orgulho LGBTQI+ no sítio do Alex.