Por Jussara Alves
Diante do pronunciamento feito pelo vereador Erasmo Carias, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), na sessão do dia 11, referente a cobrança indevida na transferência de documentos dos lotes a moradores da Nova Rondon, que atingiram diretamente o presidente da associação Romildo Jesus, o mesmo enviou uma nota à nossa equipe com esclarecimento do assunto.
De acordo com Romildo Jesus, desde o começo da associação se estabeleceu um acordo com os moradores de pagamento de um valor, para suprir as despesas relacionadas a viagens e trabalhos no local. “Em assembleia ficou determinado que a associação cobrasse uma taxa de R$ 12,00, para defender os interesses de todos que ali ocupavam, ficando em um barracão, onde a associação tomou a responsabilidade de regularizar a todos, fazendo viagens aos órgãos em Marabá e Belém/Pá”.
O presidente comenta que foram preparados projetos para o desenvolvimento do bairro, incluindo a limpeza das ruas que utilizavam maquinas e combustíveis. “Tínhamos a responsabilidade de limpar as ruas todos os anos e isso tinha um custo com maquinas e combustível, já que a prefeitura apenas nesse ano de 2019 entrou no bairro para realizar o referido serviço. Tivemos gastos com encanamento de água e energia para ligar a bomba e encher as caixas das residências todos os dias”, disse Romildo.
O presidente ainda destacou que os trâmites processuais para regularizar a área tiveram custos altos, o que obrigou a Associação a cobrar dos sócios que estavam vendendo seus lotes. “A associação precisou arcar com o custo do Georreferenciamento para fazer a regularização urbana, onde tivemos custo muito alto, e o arrecadado pelo os associados não daria para cobrir todos as despesas”.
Romildo ressaltou que a associação sobrevivia dos recursos e que nunca foi cobrado dos associados taxas elevadas. “Nunca causamos constrangimentos aos associados, tanto que até hoje existe sócio que nunca pagou uma mensalidade para a associação, porém a Associação sempre precisou se movimentar para garantir a posse da área”.
Para finalizar o presidente ressaltou que nos dias de hoje os pré-cadastros dos associados são feitos individualmente sem cobrança pela associação para serem enviados à prefeitura.