Nesta coluna, a ideia é dar uma passada de vista pelos planos de governo dos candidatos a prefeito de Rondon do Pará (PA).
O exercício é bem simples: em posse dos planos de governo disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizado trabalho de limpeza e padronização dos documentos para deixar apenas as propostas de fato (retirada de cabeçalhos, nomes dos candidatos, frases/citações de efeito, referências bibliográficas etc.).
Os planos foram, então, utilizados para criar a nuvem de palavras de cada candidato (plano). Nuvem de palavras nada mais é do que uma representação visual que mostra a frequência das palavras no texto (quanto mais uma palavra for usada no texto, maior e mais forte ela aparece na nuvem).
Assim, no plano de governo da candidata Adriana Andrade, por exemplo, as palavras que se destacaram foram “criar”, “implantar” e “construção”.
Já o plano do candidato Arnaldo Rocha, os realces foram palavras como “sistema”, “municipal” e “saúde”.
Por sua vez, no plano do candidato Dr. Antônio, o foco ficou em “municipal”, “saúde” e “educação”.
Nas propostas do candidato Irmão Tiziu, palavras como “social”, “cidade” e “política” foram observadas com maior frequência.
Por fim, no plano do candidato João Demacon, os destaques foram para “assim”, “entre” e “nossa”.
Vale lembrar que não significa juízo de valor ao conteúdo dos planos, nem avaliação prévia sobre eles. A ideia é apenas mostrar as palavras-chave contidas nos planos de governo.
Aos interessados, os planos de governo de todos os candidatos a prefeito estão disponíveis no site do TSE: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/