Por João Carlos Oliveira
Policiais de Rondon do Pará, Paragominas, Dom Eliseu, Marabá e Parauapebas estão na cidade para o Curso Tático de Capacitação. O objetivo é o ingresso deles em uma Força Tática do município que, embora não modifique suas patentes, especializa os policiais para atuarem em determinadas ações.
Segundo o major Jocildo Pereira dos Santos Jr., este curso não tem relação com o episódio de assalto aos bancos ocorrido em janeiro. É uma ação que já estava no planejamento da PM. Durante o curso, cada policial será preparado para situações de diversas naturezas, entre elas roubos como o que aconteceu. “Sabemos que a região é propícia a assaltos dessa natureza, mas também não podemos nos prender só a roubos a bancos, existem diversas outras modalidades de crime, as quais eles serão preparados para combater”, comenta o major Pereira.
São 34 alunos que, antes mesmo do início do curso, passaram por testes físicos e psicológicos, além de receberem instruções relacionadas aos direitos humanos. O treinamento começou na segunda-feira, dia 4 de fevereiro, e se estende por 15 dias. Além disso, passam mais cinco dias em estágio supervisionado. “A idéia é estarmos sempre capacitando. Aqueles que estão participando do curso hoje, devem no futuro repassar esse conhecimento”, finaliza o major Pereira.