Por Jussara Alves
A partir de amanhã (7), os estudantes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, retornam para as atividades presenciais. Foram dois anos de desafios para toda comunidade acadêmica que teve que se adaptar ao ensino remoto devido à pandemia de covid-19. O retorno vai seguir todas medidas de prevenção necessárias como a utilização da máscara, uso do álcool em gel e a exigência do comprovante de vacinação.
Para a diretora da Faculdade de Ciências Contábeis, Miraci Matos, as expectativas são muitas, pois durante o período remoto foi todo um processo de adaptação. “Depois de quase dois anos vamos retornar e, ao meu ver, será um novo desafio. Muitos alunos já estavam acostumados estudando em suas residências, principalmente aqueles que são de outras cidades “. Mas, a volta não será totalmente presencial porque as disciplinas ministradas por professores que tenham comorbidades vão continuar remotas.
O diretor da Faculdade de Comunicação, Jax Nildo Aragão Pinto, afirma que o retorno é um momento muito esperado por todos. “Quero dar as boas-vindas aos novos alunos e alunas, estamos muito felizes com o retorno presencial. A expectativa é que possamos retornar com as atividades nos laboratórios e, para esse ano, teremos a formação da nossa primeira turma do curso de jornalismo, algo que nos deixa bastante felizes”.
Uma intensa programação de acolhida será realizada nesta segunda-feira (7) a partir das 7h30.
O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, além de turmas de pós-graduação lato sensu.