Jussara Alves
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi representada por uma caravana de 40 estudantes na 11ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) e do 15º Coneb (Conselho Nacional de Entidades de Base) que aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro na capital baiana, Salvador. O evento reuniu mais de cinco mil representantes de Centros Acadêmicos e de Diretórios Centrais de Estudantes de diversas universidades brasileiras, entre outras entidades estudantis de nível superior.
Os universitários do sul e sudeste do Pará contribuíram na construção deste grande momento da discussão cultural e política brasileira. Durante os dias de eventos figuras políticas nacionais, secretários, coordenadores de movimentos, cantores, poetas, educadores e jornalistas participaram dos debates. Entre eles estavam Manuela D’ávila (ex-deputada federal PCdoB-RS), Ciro Gomes (ex-governador do Ceará), Flavio Dino (governador do Maranhão), Guilherme Boulos (coordenador do Movimento dos
Trabalhadores Sem Teto-MTST), Paula Lavigne (produtora cultural e Movimento 342), Laura Capriglione (Jornalista Livres) e Boaventura de Sousa Santos (Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Cientifico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa).
O artista cantor e compositor Gilberto Gil, foi homenageado como patrono do Cuca e promoveu uma conversa com o público no Teatro Castro Alves sobre a música, militância e arte. Ele fez também um pequeno show para os estudantes.
O evento acontece a cada dois anos, e apresenta como objetivo principal o
encontro e apresentação da arte e cultura de todas as regiões do País.