Por Cristiane Gomes
As academias oferecem uma variedade de atividades físicas para atender às necessidades de todos os níveis de condicionamentos, por disponibilizar orientações de profissionais, tornando-se vantajoso e apropriado para alcançar o objetivo com eficácia.
Para o cardiologista Carlos André Barros Brito, natural de Rondon do Pará, atualmente atende na Cardiologia e Intensivista no Hospital Regional e Municipal de Marabá e na Clínica Previne, há 17 anos, a rotina de exercícios aumenta a capacidade cardiorrespiratória e reduz os fatores de risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Além disso, diminui risco de infarto e proporciona bem-estar, que auxilia na saúde do coração. “É fundamental que a atividade física seja prescrita e acompanhada por quem está habilitado para a orientação adequada. Tanto para fornecer segurança e reduzir o risco de lesões como para promover eficiência e benefício diante dos exercícios realizados”, diz Brito.
Os exercícios são uma forma de manter a saúde física e mental. A prática regular das atividades pode ajudar a prevenir e tratar transtornos mentais como depressão, ansiedade, estresse e insônia. A musculação contribui para a sensação de confiança e autoestima. A aeróbica trabalha a aptidão cardiovascular elevando o bem-estar. O prazer da prática das atividades está associado às particularidades de cada indivíduo. O importante para a saúde mental é o prazer que ela proporciona.
Segundo o psicólogo do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de Rondon do Pará, Lucas Neves, a correlação entre saúde física e mental cresce a cada dia, e a prática das atividades físicas, em especial exercícios orientados por profissionais em academias, gera resultados que auxiliam na redução do estresse, melhora a qualidade do sono e alivia os sintomas de transtornos mentais. “São vários os benefícios em um único ambiente, desde a aeróbica à musculação, que promovem mudanças no corpo e no cérebro que podem beneficiar a saúde mental. Além disso, o convívio social entre pessoas com o mesmo propósito são fatores que proporcionam melhoria na qualidade de vida”, afirma Neves.
De acordo com o professor de educação física, Raimundo Trindade da Silva, o Pelé, é fundamental a presença do profissional para avaliar as condições físicas de cada pessoa e indicar as atividades apropriadas para cada necessidade, além de orientar a execução dos exercícios de forma correta. “As academias têm se tornado um recurso que auxilia na qualidade de vida física e mental. Eu busco sempre me atualizar por meio de cursos de aperfeiçoamento para melhor atender o aluno em sua necessidade, que é a principal missão de nossa profissão”, ressalta.
Para que os exercícios sejam seguros e eficazes é necessário que sejam realizados de forma adequada de acordo com as condições e necessidades físicas de cada pessoa.
A aluna Jéssica Silva destaca a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, além de ajudar a controlar o peso, reduzir o risco de doenças crônicas e contribuir para a longevidade de qualidade, uma relação cada vez mais evidente. “Há 8 anos eu treino, e emagreci 10kg com saúde, perdi gordura e ganhei massa muscular, e o acompanhamento dos profissionais, a disciplina nos treinos me auxilia na qualidade de vida e na estética, que também é importante para mim”.
Segundo a proprietária da academia Corps Fitness, Daniela Uliana Zavarize, as práticas de exercícios corporais melhoram o humor e fortalecem os músculos. A mudança de hábitos é algo a ser trabalhado aos poucos, e com o acompanhamento adequado é possível adquirir hábitos mais saudáveis. “Eu sempre acreditei que os exercícios físicos são essenciais para a saúde podendo ajudar a prevenir e tratar doenças do corpo e da mente, e por isso investimos em equipamentos e uma equipe qualificada”, diz Zavarize.
Além dos benefícios sobre a saúde física e mental, também é trabalhado a sociabilidade e a amizade, desenvolvendo o hábito de socializar de maneira saudável.