A palestra da ex-global faz parte da série de eventos “Secom por todo o Pará” que já passou por Altamira, Parauapebas, Santarém e Itaituba. No sábado, 20, os comunicadores presentes também participaram das palestras sobre comunicação pública, COP 30 na Amazônia e uso das redes socias digitais no Brasil e no norte do país
Por Renata Ricelly e Elisângela Cangussu
No último sábado, 20 de abril, jornalistas, comunicadores e estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se reuniram no Centro de Convenções da cidade de Marabá para participar de mais uma edição do “Secom por todo o Pará”, evento promovido pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado – Secom.
A pauta principal do evento organizado pela Secom ficou por conta da palestra magna: “Marabá em destaque na mídia, estratégias de comunicação”, ministrada pela renomada jornalista Giuliana Morrone.
Em entrevista para à turma de Jornalismo da Unifesspa, Guiliana Morrone enfatizou que o profissional do jornalismo não pode esquecer sua função socioeconômica. “Nós, jornalistas, e já fui estudante de Jornalismo, não podemos esquecer nossa função social, somos os olhos da sociedade. Estudem, estudem bastante, abram o espectro dos estudos, hoje tudo está integrado, então quanto mais conhecimento, mais sucesso você conseguirá”, ressalta Giuliana.
Giuliana, que se debruça sobre os estudos na área de Governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês: Environment, Social e Governance – ESG, lembrou do seu último trabalho na Serra da Capivara, no interior do Piauí, sobre as pinturas rupestres e seu legado para a arqueologia e a história do país e do mundo. Falou também das mudanças no telejornalismo e trouxe proposições para o jornalismo local (Marabá e região) dialogar com a COP 30 e com a sustentabilidade.
A palestra com a ex-global fez parte do projeto “Secom por todo o Pará” que tem como foco o diálogo com a comunicação regional, ao trocar experiências e vivências entre os comunicadores dos interiores do Pará, além de “estreitar laços” com os comunicadores locais e a comunicação do governo do estado. Na ocasião, há palestras e oficinas na área da comunicação para os participantes.
Na abertura do evento houve uma mensagem do governador, Helder Barbalho, dando boas-vindas e falando da importância deste encontro para a comunicação do Estado. Em seguida, deu início a primeira palestra com o tema: “COP 30 na Amazônia: oportunidades e desafios”, um compilado sobre o que será a COP em Belém e como o estado está se preparando para este momento.
Na sequência, a palestra “Comunicação Pública: mídias digitais e jornalismo” foi ministrada pelo diretor de mídias digitais da Secom, Luciano Cuns para viabilizar a integração das assessorias e uma melhor comunicação das ações do governo com à população da região de Carajás.
Para Luciano Cunz, este é um momento ímpar para a Secom. “Ao invés de ficarmos em Belém respondendo as demandas, viemos se fazer presente para conhecer todos esses profissionais, saber como podemos ajudar nessa construção de informações da região. O ‘Secom por Todo Pará’ está percorrendo as regiões, repassando conhecimento, e também estamos aprendemos muito”, ressalta Cuns.
Além do município de Marabá, o projeto já passou pelas cidades de Santarém, Altamira, Itaituba, Parauapebas e no próximo sábado (27) será a vez de Redenção.
Ana Mangas, assessora de comunicação da Casa da Cultura de Marabá, afirma que é uma satisfação participar desse momento. “Acredito que é a primeira vez que o governo do Pará realiza um evento como esse, momento muito importante, enriquecedor, precisamos aproveitar, fazer perguntas, sugar todas as informações desse momento que foi pensado para nós, comunicadores. Vai melhorar muito nosso trabalho, seja em uma ‘Ascom’, em portal, na televisão, rádio, jornal impresso. Além de ser um incentivo para os estudantes de Jornalismo que estão aqui hoje, galgando sua trajetória na comunicação”, pondera Mangas.
Os alunos do curso de Jornalismo da Unifesspa, campus de Rondon do Pará, se deslocaram aproximadamente 150Km para participarem do evento, acompanhados do professor Dom Condeixa e da professora Ingrid Gomes Bassi.
“Estamos falando da Amazônia, Amazônia Oriental, a mim muito me empolga quando os estudantes se mobilizam para participarem desse momento. Então, temos que apoiar, a Amazônia tem que ser falada por amazônidas”, declara Dom.
Em complemento, professora Ingrid acredita na “parceria entre o bom jornalismo e uma assessoria comprometida também com o coletivo, com o viver num território marcado por confrontos e escolher a ‘Floresta em pé’. E para isso a informação de qualidade é muito importante, e é função do jornalismo essa ação nos meios de comunicação”, esclarece Ingrid Gomes Bassi.
O evento contou ainda com a presença do Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, que ressaltou a importância do evento tratar de assuntos como a COP 30 de forma qualificada, com profissionais da área. “Então o Governo do Estado tem essa preocupação em realizar eventos como esse, utilizar todas ferramentas possíveis para que a sociedade paraense possa estar conectada com esse novo tempo que vem com a COP e que ficará pós COP. Os jornalistas serão essa importante ferramenta que fará o elo entre sociedade e notícias sobre o Estado do Pará”, ressalta Chamon.
Luciene Ferreira, discente do 5º semestre do curso de Jornalismo da Unifesspa expressou alegria em compartilhar momentos como esse. “Uma experiência incrível participar do ‘Secom por todo o Pará’, um evento que nos proporcionou abrir nossa mente para a importância de conhecermos nosso estado e falarmos sobre ele”, completa.