Por Cristiane Gomes
Aconteceu na terça-feira, 5 de junho, na Quadra de Esportes da Escola Estadual Dr. Dionísio Bentes de Carvalho, a VI Feira de Ciências Interescolar, apresentada pelos alunos do ensino fundamental do município. O evento teve como tema “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável” e reuniu alunos da rede pública de ensino das escolas da zona urbana e três escolas da zona rural, que apresentaram projetos inovadores e criativos, demonstrando conscientização com temas de interesse público.
Alunos e alunas das escolas municipais de Rondon do Pará. Fotos: Cristiane Gomes
Eloa Moraes, aluna de 15 anos da Escola Dom Pedro I, apresentou a importância de uma alimentação saudável para a vida humana. Ela destacou que o evento foi um momento de aprendizado e troca de conhecimento entre os alunos da rede municipal de ensino.
“Estamos aqui para apresentar à comunidade rondonense um trabalho que constantemente apresentarmos internamente na escola, mas aqui é a oportunidade de falarmos para a sociedade de Rondon do Pará de maneira abrangente”, diz Eloa.
Aluna Eloa Moraes com seu colega durante a feira. Foto: Cristiane Gomes.
A feira ofereceu uma ampla gama de tópicos para explorar. Os visitantes puderam interagir com os alunos, aprender sobre pesquisa e até participar de experimentações práticas.
O Segundo Promotor de Justiça de Rondon do Pará, Dr. João Francisco Amaral Neto, destacou o potencial e a criatividade das crianças e adolescentes de Rondon durante o evento, demonstrando entusiasmo e dedicação aos projetos de inovação. “A importância de uma feira de ciências é gigantesca para o crescimento educacional do aluno, uma vez que envolve a pesquisa e a ciência, contribuindo para a multiplicação de informações de interesse público. Estou muito feliz em estar aqui hoje e presenciar a semente da inovação sendo plantada”, afirma o promotor.
De acordo com a Secretária de Educação, Kelly Cristine Ladeia, este evento que reúne estudantes do ensino fundamental, desde a educação infantil ao 9º ano, demonstra a valorização dos estudantes do município. Cada projeto aqui apresentado é um testemunho expressivo da dedicação, do trabalho em equipe e a busca incessante pelo conhecimento. “A feira de ciências é rica para a educação, é um conjunto de conhecimentos. Teremos uma feira interescolar que contemple os alunos da zona rural que iremos realizar na comunidade da Vila Mantenha, e irá reunir toda a região do Pitinga”, informa a secretária.
A Coordenadora Pedagógica, Maria Lúcia Rodrigues Conceição, destacou que o evento reúne estudantes de diversas escolas, demonstrando talento, criatividade e potencial. “A emoção de olhar esse espaço que demonstra conhecimento por meio de cada projeto, que as próprias crianças foram às visitações com auxílio dos profissionais das escolas, me deixa orgulhosa de fazer parte da equipe docente municipal. A feira não se resume apenas a uma apresentação de trabalhos, mas sim a construção de um futuro promissor”, afirmou Maria Lúcia.
Giancellia Batista, nutricionista da Secretaria de Educação, que acompanhou os trabalhos da feira, destacou a importância da educação alimentar na vida das pessoas. “A boa nutrição é fundamental para o nosso corpo funcionar bem, prevenir doenças, ter energia para brincar, estudar e crescer forte e saudável. Fico feliz ao ver a temática da alimentação em diversos trabalhos, demonstrando a crescente consciência da importância da nutrição para a saúde e o bem-estar”, disse a nutricionista.
O evento contou com a presença da comunidade estudantil, sociedade civil e autoridades, reafirmando que o conhecimento impulsiona o desenvolvimento tecnológico e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.