Por Jussara Alves e João Victor
Na noite de quarta-feira (10) foi aberta oficialmente a 1ª Semana Sociointerativa do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A programação, que ocorreu no campus de Rondon do Pará, contou com a presença de alunos, professores e técnicos do Instituto e com a participação de representantes de outras instituições educacionais de Rondon.
O evento tem como objetivo proporcionar uma interação entre os cursos e da comunidade acadêmica com alunos e professores de Ensino Médio, que já se preparam para o ingresso no Ensino Superior. Os docentes Augusto Ferreira, Marcilene Feitosa, Djalma da Silva Matos, Mario Cesar, Marcelo Barbalho e Livia Barroso compuseram a programação de abertura e, na ocasião, debateram sobre a “A diversidade na atuação Profissional do século XXI”.
De acordo com a Thais Pereira, membro da comissão de organização, o evento é importante, para a diálogo interdisciplinar. “É interessante este momento de interação no Icsa. Nos intervalos, o pessoal senta nas escadas, cada um fica ali no seu canto e acaba não se interagindo. Poder trabalhar em conjunto, em união, faz com que aconteça essa interação e o diálogo entre todos do Instituto”.
Segundo a professora, Ingrid Gomes, do curdo de Jornalismo, o melhor evento é quando os próprios alunos têm a iniciativa da organização. “É muito prazeroso, eles se sentem incluso, é deles, e são eles que tem que ser os protagonistas”.
Participar de um evento como a Semana Sociointerativa é despertar o interesse nos alunos, para que novos projetos sejam desenvolvidos, é o que ressalta o discente Lucas Guilherme, do curso de Jornalismo. “Essa inciativa dos discentes achei muito interessante, e que deve continuar nos próximos anos, interagindo as turmas e amadurecendo as ideias. Os alunos podem desenvolver novos projetos que venham contribuir com a universidade”.
A programação continua até o próximo sábado (13), com mais uma roda de conversa sobre os projetos dos cursos nesta quinta, sessão do projeto Cineclube na sexta, e com os jogos interativos no sábado. As atividades têm início às 8 horas no campus da Unifesspa e, no período da tarde, são na quadra da Escola Municipal Dom Pedro.
Fotografias de Mauremila da Silva Andrade